Iniciante

DICAS E TUTORIAIS

Como iniciar no aeromodelismo com um aeromodelo pronto para voar (*RTF)?

Elétrico ou Glow? ai vai depender do seu gosto, com emoção ou sem emoção. O elétrico é mais "fácil" que um glow, que precisa de muitos procedimentos para o primeiro voo, mas vamos ensinar ambos aqui. mas até então, aconselhamos um elétrico, pra você que ainda não entende muita coisa.

Onde posso comprar um aeromodelo RTF? Quais lojas? Posso comprar no Mercado Livre?

Existem muitos BRINQUEDOS no Mercado Livre, com 2, 3 canais. Na maioria das vezes eles NÃO PRESTAM. Você acaba gastando dinheiro duas vezes mais, pois vai querer voar um aeromodelo de verdade. Mas nem tudo é brinquedo lá, então procure Aviões Treinadores de no mínimo 4 canais (Motor, Ailerons, Leme e Profundor), com motores "Brushless", baterias de Litio-Polímero, carregadores compatíveis.
(Como saber se é seguro comprar no ML?)

ESQUEÇA OS MODELOS ESCALA, como caças da segunda guerra, aviões asa baixa, acrobáticos, jatos, etc. Você vai jogar dinheiro FORA. Deixe estes aeromodelos para quando você estiver apto a voar sozinho, com muita segurança e conhecimento do assunto AEROMODELISMO, procure um aeromodelo ASA ALTA para iniciar sem mais problemas.

Uma loja boa para se comprar aeromodelos e acessórios é a Hobby Delivery, tanto loja virtual como real, lá você encontra vários modelos RTF. Um aeromodelo muito bom pra se iniciar é o Wing Tiger, um TREINADOR ELÉTRICO muito estável e completo. fica ai a dica. www.hobbydelivery.com
Uma dica boa também, é você ir a uma loja especificada, onde a ajudas dos vendedores e opnioes de quem conhece do assunto são essenciais
(Hobby Delivery não está mais em funcionamento - Atualizado 27/10/2016)
(O que é RTF?)

Outra conselho no aeromodelo elétrico é cuidar das baterias.
Aqui temos dicas de como lidar com a bateria lipo:
Cuidados com baterias LiPo - para uma vida útil longa
Embora muitos pensem assim, elétrico não é só carregar, plugar e voar...



COMO COMEÇO A VOAR? ONDE? 
Você inicialmente vai precisar de um simulador e/ou a ajuda de um instrutor.
Começar sozinho não é uma boa ideia, é mais complicado e não é recomendado devido ao grande risco de danificar o aeromodelo ou até ferir um espectador. É NECESSÁRIO ter um instrutor, pois sem ele é quase impossível aprender a voar. Não adianta falar que é piloto de avião real, que já pilotou no simulador (no aeromodelismo real as coisas são muito diferentes). Um instrutor poderá observar um problema que um iniciante talvez não perceba, ele que poderá pousar o aeromodelo com segurança caso o motor "morra" ou o aeromodelo apresente algum problema em vôo, e, além de tudo, ao voar na sua primeira vez, sua adrenalina estará à tona, podendo ocorrer queda do aeromodelo. Não dá pra aprender sem um instrutor! E como achar um instrutor? Procure um clube mais próximo de sua cidade, que certamente terá um!

ANTES DE VOAR, DEVEMOS TOMAR CUIDADOS
Lembre-se: nunca levante vôo em locais inapropriados, onde haja pessoas, tais como praças, em cima de residências, etc... Aeromodelismo se pratica fora da cidade.
Ligue sempre o transmissor primeiro (radio), depois o receptor (aeromodelo), pois a ideia é nunca deixar o receptor ligado sozinho, pois pode acontecer de o aeromodelo acelerar inesperadamente e provocar um grave acidente.
(MUITO IMPORTANTE) Leia clicando no link abaixo:
DICAS SE SEGURANÇA NO CAMPO DE VÔO



EM BREVE MAIS DICAS. (atualizado em 11/07/2012 às 14:48)

Nenhum comentário: