quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Um Trem de pouso facil de se fazer

Boa noite pessoal,

Tenho visto, tanto em fóruns como nos lugares onde costumo voar que o pessoal tem dificuldades em fazer o trem de pouso para seus aeros, os de aço muitas vezes precisam ser soldados para se dar uma firmeza e bom aspecto, isso dificulta muitas vezes sua construção, principalmente entre os iniciantes.

Gostaria então de compartilhar com todos aqui, um ótimo resultado que obtive fazendo um trem de pouso a partir de um pedaço de cano de PVC de 6 polegadas, muito simples de ser feito.

Esse tipo e tamanho de cano pode ser encontrado praticamente em qualquer loja de material de construção, eu paguei R$ 18,00 em um pedaço de 1 metro, o que da pra fazer umas 30 peças.

Nessa medida que estou postando, usei em um Stick e em um Extra, ambos com um metro de asa (pesos entre 450 e 500 gramas) com um ótimo resultado final, flexível na medida certa, leve, resistente, bonito e barato, uma ótima opção de se fazer e usar.


Material necessário:

1- Pedaço de cano de 6 polegadas
1- Furadeira ou furador manual
1- Makita ou serra de corte manual
1- Soprador térmico, fogão da casa ou isqueiro.
1- lixa n°100
1- Caneta piloto
5- Parafusos com arruelas e porcas
2- rodas de 40 ou 50mm

Atenção: Estas medidas que postei são para aeros entre 400 a 500 gramas de peso FINAL, para aeros maiores e mais pesados, evidentemente, será necessario usar medidas maiores tbm.

Arquivo feito pelo colega Idogawa:



Depois de impresso ou desenhado, cole o papel com pedaços de fita, com a caneta piloto, faça as marcações laterais e dos furos.



Recorte por cima da marcação feita com a caneta, em seguida, fure nas marcações.

Depois do corte e dos furos o resultado final é esse.

Lixe os cantos para retirar rebarbas e para dar um melhor acabamento.

Esquente a parte do centro e vá dando a forma desejada a peça, como mostra a seqüência.


O resultado final é esse.

Instale agora os parafusos e as rodas no trem sô!!


E esta pronto para ser instalado no seu aero, o peso final, usando rodas bem leves de 45mm, foi de 38 gramas, o da Hyperion de aluminio do mesmo tamanho pesa, se não me engano, 42 gramas.

Abraço a todos!

Nenhum comentário: