quinta-feira, 10 de março de 2011

ARF, ARC, RTF, Kit, COMBO...
O que significa isso? e qual o melhor para começar?
Ao começar a pesquisar, o iniciante vai se deparar com algumas siglas. Saber o significado de algumas delas vai ajudar o iniciante na escolha de seu primeiro aeromodelo. As siglas acima indicam o modo como o aeromodelo chega nas mão do aeromodelista.

·         RTF - Do inglês, Ready To Fly .  É o aeromodelo pronto para voar. Estes aeromodelos são fornecidos num conjunto completo e montado, que incluí o modelo em sí , o motor e também o sistema de rádio controle. Em alguns casos incluí até um simulador de vôo para computador . É a opção ideal para quem quer partir logo para as aulas de vôo, sem dispender tempo com montagens.






·         ARF - Do inglês, Almost Ready to Fly.  Estes modelos vêm semi montados, exigindo a junção final das peças, como asas, estabilizadores,etc  e também a instalação do motor e do sistema de rádio, que são adquiridos separadamente. É o ideal para quem quer começar no hobby de construir e depois pilotar um aeromodelo.






·        ARC - Do inglês, Almost Ready to Cover. Semelhante ao ARF, porem este modelo é entregue sem pintura, ficando este trabalho a cargo do construtor. Esta pintura normalmente é feita com a aplicação a quente de um plástico termo-adesivo. Geralmente é encontrada em modelos mais avançados, destinados a aeromodelista mais experientes. 







·         KIT -  O kit é um conjunto de peças , normalmente de madeira balsa, que são fornecidas cortadas para o construtor, a partir de uma planta construir o seu aeromodelo. Também é indicado para aqueles que já tenham alguma experiência de montagem, ou para aqueles realmente se sentem atraídos pela arte da construção. O motor e o sistema de rádio devem ser adquiridos separadamente. 





·         COMBO - Os combos são conjuntos montado por comerciantes, já incluíndo o as vezes o modelo, motor e o sistema rádio. Normalmente os aeromodelos são do tipo ARF, portanto a montagem final fica a cargo do aeromodelista. Alguns combos incluem até os acessórios de campo, necessários para fazer o modelo voar, já alguns são só a parte eletrônica no caso dos elétricos. 

Nenhum comentário: