quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Acidente entre aeronave e aeromodelo

Aeronave Pitts Special colide com aeromodelo Extra 46%

 


Um avião radiocontrolado colidiu com um monomotor sobre um aeroporto no Colorado no final de semana passado. Embora ninguém tenha se ferido, o incidente expôs uma crescente tensão entre pilotos e aeromodelistas com seus modelos cada vez maiores
A colisão aconteceu em 14 de agosto no pequeno aeroporto de Brighton, Colorado. Como você pode ver no vídeo abaixo, o modelo radiocontrolado (construído com 46% do tamanho de um real) está planando verticalmente a uma altura entre três e dez metros próximo aos espectadores. Repentinamente um biplano monomotor dá um rasante pela pista e o divide ao meio. A aeronave maior sofreu danos "significativos", mas conseguiu pousar.


O dono do avião de controle remoto descreveu no fórum Flying Giants:

"Ok amigos do Slick ouçam só que m***. Más notícias. O Slick está morto !! Ele foi atingido por um Pitts Special, tenho fotos e um vídeo que estarei subindo logo, Cory e eu fomos fazer uma demonstração para um evento de caridade em um aeroporto, e eu estava planando na pista quando vem um Pitts real , com um cara e sua esposa, e dá um rasante em alta velocidade sem avisar ao controlador. Ele fez um pouso de emergência e tudo o que tive foi um "me desculpe". Agora perdi 8.000 dólares, mas tenho um pedido de desculpas que não vale nada."
A culpa pelo incidente não foi oficialmente declarada, mas há uma investigação em andamento na FAA (Federal Aviation Administration - análogo à ANAC brasileira) e um relatório inicial sobre a colisão. Segundo a FAA, o avião era um biplano monomotor Acroduster para dois passageiros. O aeromodelo - ou o que sobrou ele) é isso aqui embaixo:




O evento do último sábado aconteceu em um campo aéreo particular. "Deveriam, no mínimo, ter registrado um NOTAM (nota ao aviador) alertando os pilotos sobre as operações radiocontroladas no aeroporto em horários específicos, e se fossem permitir aquelas operações na pista, ou próximo a ela, a mesma poderia ser fechada", disse o porta-voz da FFA, Allen Kenitzer. "Em todos os casos relacionados à interação de modelos radiocontrolados com veículos tripulados, este último tem a preferência de passagem"




Nenhum comentário: