sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cuidados com baterias LiPo - para uma vida útil longa



Não é só manter a amperagem do motor dentro das especificações da bateria que irá garantir um bom funcionamento da mesma. Existe uma enorme gama de outros cuidados necessários.

O primeiro e mais importante deles, que não é muito conhecido, mas basta enviar um e-mail para qualquer suporte técnico de fabricante de baterias que eles irão lhe recomendar é o amaciamento da bateria. Sim, igualmente aos motores glow, as baterias precisam de um período de amaciamento. Só que amaciar uma bateria é bem mais simples que amaciar um motor glow, só exige paciência e disciplina.

Em geral, para os primeiros 5 ciclos da bateria evite drenar mais do que a metade da amperagem contínua especificada (exemplo, se for uma bateria para 20A contínuo, evite passar de 10A) e use apenas 60% da carga da bateria, ou seja, quando você pousar, ele ainda estará com mais de 3.5V por célula. Isso é essencial nesses primeiros ciclos.
Outra coisa é não terminar de voar e carregar imediatamente. Deixe a bateria "descansar" por 15 a 30 minutos (isso vale não só para o amaciamento mas para durante toda a vida útil da bateria) antes de carregá-la novamente. Também não carregue a 1C, programe o carregador para ficar entre 0.3C e 0.5C. Além disso, monitore o balanceamento das células a cada ciclo, se der uma diferença maior que 0.1V entre uma célula e outra, balanceie.

Depois do período de "amaciamento", outros cuidados são essenciais para uma vida longa da bateria. Primeiro é nunca exceder as recomendações do fabricante. Isso reduz drasticamente a vida útil das mesmas. Sempre considere um fator de segurança de 2 em relação à especificação contínua da bateria (ou seja, para um motor que irá consumir 15A, use uma bateria para 30A contínuos).

Evite guardar as baterias carregadas 100% por mais que um ou dois dias. Para mais tempo, mantenha-as com 40% de carga apenas.

Evite a todo custo usar mais que 80% da capacidade da bateria. Por exemplo, se você tem uma bateria de 1000 mAh, não use mais do que 800 mAh. Em geral, usando até esse ponto, a voltagem de cada célula fica sempre acima de 3V. Nada de voar até o ESC cortar!!

Sempre balanceie as células quando a diferença de voltagem entre elas passar de 0.1V. Por aí dizem 0.2V, mas é bom ter essa margem de segurança. Passou de 0.1V, balanceador nela.

Sempre carregue a 1C ou menos (0.8C é o ideal).

Guarde as baterias em local seco e fresco, ao abrigo do calor e luz solar. Sim, frase de rótulo, mas que se encaixa perfeitamente para as baterias.

Esses são todos os cuidados que eu adoto, e até hoje, em dois anos de LiPo's, nunca tive problemas.  :)

Embora muitos pensem assim, elétrico não é só carregar, plugar e voar... :study

Nenhum comentário: