terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Motores O.S Bio Ethanol


Os motores BE utilizam o Bio Etanol, o nosso álcool comum, muita gente acha que é só comprar o alccol de posto e acrescentar algum tipo de lubrificante na mistura, mas não bem por aí que a banda toca.
O combustível para o qual os motores BE foram desenvolvidos é a base de etanol com pureza de 99,5%, é o mesmo álcool utilizado pela Petrobras para misturar a gasolina dos carros.Antes da divulgação dessa noticia, os usuários dos motores BE tentavam utilizar álcool de posto que é fácil de ser obtido. Mas com esse álcool de posto os motores BE funcionam mal.
Mas por que será que funcionam mal?
RESPOSTA: Por que álcool de posto tem de 5% até 8% de água, nos motores de grande porte essa porcentagem de água tem até um papel positivo, mas nos de pequeno porte acaba atrapalhando.
É que a água, mesmo que não entre em combustão, seu vapor atua dentro da câmara de combustão se expandindo junto aos gases no combustível, e ajuda e empurrar o pistão. Mas em motores de pequeno porte, essa porcentagem se torna critica dificultando a carburação.
PRESSÃO POR MOTOR DE HELI Brasil, a pergunta que mais se faz é: “A O.S. vai lançar um motor BE para helicópteros?”. Nós não sabemos, mas se depender dos recados que já estamos levando aos japoneses, um motor para heli seria o próximo! (Álvaro Caropreso)
O.S BE para autos, já é uma realidade!

Ao que tudo indica, a O.S. vai recomeçar do zero o desenvolvimento de um motor para Auto desse porte, desenhando tudo especialmente para bioetanol. Assim, a fábrica deixará de lado a complexa geometria de dutos de alimentação e exaustão antes projetada para alta performance com metanol. Ou seja, provavelmente o primeiro BE para Auto só terá a cara do 12TG-BE que se vê na foto. Por dentro, será um bicho totalmente diferente.
(cartaz oficial OS)
SOBRE A VELA PARA MOTORES O.S. BE
A vela O.S. BE tem rosca diferente do padrão para evitar o uso de inadequado de velas comuns. Nenhuma outra vela serve nos motores O.S. BE. É muito importante que os lojistas instruam o consumidor a este respeito. Tenha sempre em estoque velas O.S. BE. A vela O.S. BE tem filamento com liga especial para catalisar a combustão do etanol. As velas comuns, para motores glow a metanol, têm filamento de liga de platina. A vela BE usa outro tipo de liga. A diferença não tem nada a ver com as nuances de “quente”, “média” e “fria” que normalmente distinguem as velas comuns para motores glow a metanol.
Muito menos consumo!
Os motores O.S. BE (Bio-Etanol) consomem 40% menos combustível em volume por tempo de voo! E melhor ainda! a mistura a base de etanol (álcool comum) é muito mais barata! Mas põe mais barata nisso! Cerca de 30 a 40 reais o galão!
Os BE tem mais torque em baixa!
Devido a menor velocidade de queima do etanol em relação ao combustível glow comum, os motores BE tem mais torque em baixa, o que é perfeito para 3D!

Meu comentario sobre o motor O.S 55 BE.
O motor é fantastico. e como adoro motores com torque , eu AMEI esse BE. É um motor , que na minha opinião , tem muita força , mas não mostra que tem. MAS TEM. Sobre a regulagem , foi exatamente assim : É chato de regular no começo. Porém, depois que você pega o jeito, é um motor glow como qualquer outro! Uma dica , que recebi do Marcelo de Limeira , é deixar o motor aquecer na temperatura de uso , antes de começar acelerar. ligue e deixe rodar por uns 40 segundor na lenta.