quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

FPV NOVA ONDA DO AEROMODELISMO

Definição
FPV é a sigla em inglês para First Person View, que traduzido para português significa Visão em Primeira Pessoa. O voo realizado normalmente pelos aeromodelistas com o radio controle na mão e visualizando diretamente o aeromodelo do solo sem qualquer dispositivo de video é conhecido como RPV que significa Remote Piloted Vehicles (veículos pilotados remotamente). Alguns praticantes desta modalidade também se referem ao FPV como sigla para Flight Pilot´s View (Voo pela visão do piloto).
Conceito
A visão em primeira pessoa é utilizada em muitos 
games onde o jogador tem a sensação de fazer parte do cenário, tendo a visão pelo personagem. Apesar de ainda ser pouco difundido em nosso país, o FPV abrange aeromodelos, automodelos, nautimodelos e demais dispositivos que possam ser controlados a distância. Mais popular entre os aeromodelistas usa o conceito básico dos primeiros veículos aéreos não tripulados (UAVs) onde o operador controlava o vôo através de uma tela, tendo as imagens vindas do veículo.
Exemplo
Para se conseguir a visão em primeira pessoa é necessário que o aeromodelo transmita as imagens do voo para o piloto em solo e este realize a pilotagem sem contato visual direto, mas sim exclusivamente pelas informações da camera de bordo. Desta forma precisamos adiconar ao aeromodelo uma mini câmera ligada a um transmissor de video e em solo precisamos de um receptor de video e um dispositivo para visualizar as imagens. Esta configuração mínima permitirá o voo em FPV.

Nos dias 09 e 10 de Outubro no clube Asas do Japi em Jundiaí acontecerá o 2° Encontro nacional de FPV. Vale a pena conhecer de perto essa nova tecnologia que, de modo geral, vem para tornar o aeromodelismo ainda mais emocionante para quem o pratica. mais informações no site http://fpvbrasil.com.br/.

Nenhum comentário: