domingo, 26 de dezembro de 2010

DICAS SE SEGURANÇA NO CAMPO DE VÔO

Por: Flávio Medeiros (Lições de Aeromodelismo)

O problema da segurança no campo de aeromdelismo é de importância fundamental. Um aeromodelo pesa entre 2 e 3 kg. Esse peso a uma velocidade de 50 a 150 km/h (ou mais) acertando no corpo ou na cabeça (três batidas na madeira) de uma pessoa é capaz de produzir estragos consideráveis, inclusive a morte.

Por isso: CUIDE DE SI E DOS OUTROS!

Ao se aproximar do campo nunca ligue seu rádio antes de examinar na Placa de Controle de Frequências (ou controle similar) se alguém está pilotando com a mesma frequência que a sua.
Evite, também, de ligar seu rádio quando uma frequência ao lado da sua estiver ativa.
Em outras palavras, canal 20 não deve ligar o rádio quando os canais 19, 20 e 21 estiverem ativos (Anuncer que o seu seja 2.4ghz).

Lembre-se: nunca levante vôo em locais inapropriados, onde haja pessoas, tais como praças, em cima de residências, etc... Aeromodelismo se pratica fora da cidade.

Não passe com o aeromodelo perto de carros, especialmente se este estiverem com o motor ligado. Ocorre interferência.

Se você não tiver dado pelo menos trinta vôos com o instrutor nem pense em voar dispensando uma pessoa experiente de seu lado. Se voar sozinho sorte a sua se quebrar só o aeromodelo!
Se no campo tiver uma árvore, fique debaixo dela. Procure levar sempre para o campo um guarda-sol. Ele protege não apenas do sol.

Quando pilotar fique no local reservado aos pilotos (normalmente próximo a pista). Evite de ficar próximo a pista quando não estiver pilotando.

Nunca vimos alguém pilotar utilizando capacete, mas se um dia virmos isso não consideraremos o piloto nenhum doido.


Ligue sempre o transmissor primeiro (radio), depois o receptor, pois a ideia é nunca deixar o receptor ligado sozinho, pois pode acontecer de o aeromodelo acelerar inesperadamente e provocar um grave acidente. 


Não atravesse a pista sem antes gritar avisando a todos que vc vai entrar na pista. Saiba que a pista é, em princípio, um local liberado para vôos rasantes.

Aterrise e decole sempre contra o vento.

Obedeça as ordens dos Diretores do Clube e especialmente a do encarregado da Segurança.
Nunca voe por cima de pessoas. Um link pode sempre partir ou o rádio sofrer uma interferência.
Admite-se, normalmente, um máximo de seis aeromodelos voando ao mesmo tempo.

Antes de ir para o campo, na sua casa, no dia anterior, faça uma vistoria completa no aeromodelo.
No campo, antes de ligar o motor, faça uma vistoria completa nos comandos (veja se estão todos bem presos - links, pushroads, horns, strips, dobradiças).

Depois de ligar o motor, veja se os comandos estão todos obedecendo e para os lados certos.
A antena! A antena! Levante sempre!

Quanto a antena do receptor não vá deixá-la enrolada!!!

Tem certeza que carregou corretamente as baterias do transmissor e do receptor? Essas baterias necessitam de 15 horas de carga partindo da carga fraca.

Se os comandos do aeromodelos não estiverem livres, soltos, se os pushroad estiverem trancados, travados, corrija esse problema, pois que assim a bateria do receptor gastará muito mais rápido que a do transmissor.

Cuidado com o combustível nos olhos.

Cuidado com a hélice. Especialmente se o motor for .46 ou mais no caso de dois tempos e .42 ou mais no caso de 4 tempos. Eles tiram um dedo. Nunca fique na frente da hélice. Lembre-se sempre de apertar bem a hélice. Mal apertada ela pula fora e numa velocidade surpreendente.

Você vai ligar o aeromodelo para pilotar e percebe que está ansioso...dê um tempo. Espere. De um tempo para vc mesmo se acalmar.

Quando ligar o motor tenha certeza de que ele está acelerado para baixa rotação ou então segure firmemente o aeromodelo.

Não leve filhos com menos de 10 anos para o campo de aeromodelismo. Eles não vão gostar e vão estar correndo risco desnecessário.

Nenhum comentário: